Vem ver: saiba como evitar o mal de altitude
Falta de ar, cansaço, tontura, dor de cabeça, náuseas e aumento da frequência cardíaca. Esses são alguns dos principais sintomas que afetam muitos turistas habituados a locais próximos ao nível do mar durante uma viagem para lugares com altitudes elevadas, geralmente acima de 2,4 mil metros, como Cusco, no Peru, e La Paz, na Bolívia. E a causa de tudo isso é o soroche, o famoso mal de altitude ou mal da montanha ocasionado pela diminuição gradativa da quantidade de oxigênio no ar na medida em que a subida aumenta.
Reabertura do Peru: saiba quais são as exigências feitas dos viajantes
Peru: um roteiro para desbravar o país
Apesar de comum, vale ressaltar que nem todos os viajantes, independentemente da idade, sentem os efeitos da altitude com a mesma intensidade. Porém, como o melhor remédio é sempre a prevenção, aqui vão cinco dicas para evitar que esse mal-estar comprometa o seu roteiro por destinos de tirar o fôlego – de tanta beleza e não pela falta de ar – e para que ajude você a seguir viagem numa boa. Confira!
Cuidados com a saúde na hora de viajar
1. Vá com calma
O nosso organismo demora um tempo para se adaptar às novas condições climáticas. Por isso, a dica número um é pegar leve e evitar grandes esforços na chegada ao destino. Opte nas primeiras horas por descansar ou, no máximo, fazer uma caminhada curta que não exija muito do seu corpo.
2. Hidratação é a palavra de ordem
Água, água e mais água! Não está com sede? Beba mesmo assim para repor as perdas acentuadas do líquido devido ao esforço adicional realizado pelo organismo para se adequar às características do ambiente. Nessas condições, o recomendado é ingerir, em média, de três a quatro litros de água por dia.
3. Cuidado com a alimentação
Em altitudes elevadas, tudo fica mais lento, em ritmo de slow motion, e isso vale também para a digestão dos alimentos. Portanto, prefira comidas leves, como frutas, saladas e sopas, e uma dica é procurar evitar o excesso de bebidas alcoólicas que colaboram com a desidratação do corpo.
4. Os nativos sugerem
Tome um chá de coca e/ou masque as folhas de coca antes e durante a viagem, porque os seus compostos naturais ajudam a minimizar os efeitos causados pelo mal de altitude. Lembrando que nem o chá nem a folha são alucinógenos.
5. Procure um médico
O soroche é comum, mas pode ficar grave caso não seja tratado com atenção. Sendo assim, não deixe de consultar um médico para tirar suas dúvidas e procure atendimento imediato se os sintomas no local persistirem ou agravarem.
Se explorar o mundo for um dos seus hobbies, então de fato você está no lugar certo. Segue Viagem nasceu do objetivo de enriquecer a consultoria do agente de viagens e, ao mesmo tempo, entregar informação de qualidade aos aventureiros de plantão. E tudo isso chancelado pela CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina e a marca por detrás desta plataforma. É isso aí! Somos gigantes em inofrmção, em tamanho e em credibilidade.