São Paulo: conheça os principais cartões-postais do destino
Capital da cultura, dos negócios, do entretenimento e da gastronomia. A verdade é que não importa qual seja o motivo da sua viagem para a capital paulista, uma coisa é fato: ela não decepciona nunca. E não estamos exagerando quando dizemos que ela tem atrativos para todos os gostos e estilos, não! A cidade é um destino mais do que completo, cheio de histórias e de lugares para visitar. Falando nisso, bora conhecer os cartões-postais de São Paulo? Eles definitivamente merecem uma foto, então espia só quais são eles!
9 lugares ao ar livre para curtir em São Paulo
PRINCIPAIS CARTÕES-POSTAIS DE SÃO PAULO
1. Estação da Luz
Com estruturas trazidas da Inglaterra e que, por isso mesmo, lembram o Big Ben e a Abadia de Westminster, a Estação da Luz foi aberta para o público em 1901. Com o passar do tempo se tornou porta de entrada para os imigrantes, bem como ponto de parada para todos os que tinham a capital paulista como destino. Quer saber uma curiosidade sobre ela? O complexo arquitetônico foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico. Já deu pra ter uma dimensão da sua importância, né?
2. Theatro Municipal de São Paulo
Este que é um dos principais cartões-postais de São Paulo conta com charmosa arquitetura e mais de 14 mil vitrais. Aberto em 1911, era point da burguesia paulista da época. Ao mesmo tempo, foi palco para a Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou o início do Modernismo no país. Hoje em dia, o Theatro Municipal é a casa da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, do Coral Paulista Mário de Andrade, de um grupo de balé, da Orquestra Experimental de Repertório e do famoso Quarteto de Cordas da cidade. Para coroar, sua estrutura inclui um restaurante e um café, o que significa que o passeio ali é completo.
3. Memorial da América Latina
Idealizado por Oscar Niemeyer e construído em 1989, o Memorial da América Latina tinha como objetivo estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais com os outros países da América Latina. Tá a fim de explorar suas instalações? Então saiba que ali você vai encontrar uma biblioteca, a Galeria Marta Traba (voltada à divulgação da arte latino-americana), o Pavilhão da Criatividade (com 4 mil peças de arte popular do Brasil), o Auditório Simon Bolívar e um centro de estudos. Para completar, a Praça Cívica é um espaço enorme para shows e eventos e enfeitada por diversas obras.
4. Avenida Paulista
Descrever a Avenida Paulista é fácil, fácil: é a avenida mais badalada da cidade e um dos cartões-postais mais icônicos do destino. Isso porque, seja durante o dia ou à noite, oferece um mar de possibilidades aos visitantes. O que você vai ver por lá? Bem, para começar, tem o Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand (MASP), a Casa das Rosas, o Parque Trianon, vários cafés, construções antigas, lojas e prédios elegantes onde funcionam inúmeras empresas. Quer mais? O local é palco para as principais festas da cidade, como o Réveillon, a Parada do Orgulho LGBT e a largada da tradicional Corrida de São Silvestre, realizada todos os anos no dia 31/12.
Prepare-se para se deparar com muitos artistas de rua e para cruzar com pessoas diferentes, já que a Avenida Paulista é um refúgio para todas as tribos. Se quiser entender a essência de Sampa, basta observar o vaivém de pessoas pela avenida.
5. Edifício Copan
O Copan, inaugurado em 1966, também é fruto da maestria do lendário Oscar Niemeyer. Seus mais de 115 metros de altura são distribuídos em seis blocos de 32 andares que, por sua vez, abrigam residências e lojas. Tamanha grandiosidade o transformou na maior estrutura de concreto do país e no maior edifício residencial da América Latina. Dica: do alto do prédio, a vista panorâmica da cidade é de tirar o fôlego, portanto não perca a chance de fazer muitas fotos, OK?
6. Viaduto do Chá
Primeiro viaduto da capital paulista, o Viaduto do Chá leva esse nome porque ficava pertinho de uma extensa plantação de chá da Índia. Ligando a Rua Direita (Centro Velho) à atual Rua Barão de Itapetininga (Centro Novo), sua estrutura metálica veio da Alemanha. Inaugurado em 1892, também faz parte da listinha dos cartões-postais de São Paulo. Resumindo bem, é imperdível e promove um genuíno passeio pelo túnel do tempo. Aqui também vale a pena aproveitar para tirar muitas fotos, viu?
7. Catedral da Sé
Apesar de a construção mais recente ser de 1954, a primeira igreja construída no local data de 1591. Inicialmente feita de barro e palha, a Velha Sé foi idealizada pelo cacique Tibiriçá, ao passo que o projeto atual foi assinado pelo alemão Maximilian Emil Hehl. Sua estrutura conta com duas torres principais, uma cripta aberta para visitação e 30 câmaras mortuárias, que mantêm os corpos de bispos e arcebispos, assim como os restos mortais do próprio cacique Tibiriçá. Para completar, em frente à catedral fica o marco zero de São Paulo, de 1934.
A Catedral da Sé, um dos maiores símbolos de Sampa, impressiona pela sua majestade. Em outras palavras, reserve um tempinho para fotos e para explorá-la com calma.
8. Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand (MASP)
Você sabia que o MASP guarda um dos acervos mais importantes de todo o Hemisfério Sul? Afinal, em seu interior dá para encontrar obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh e Chagall, por exemplo. Dono de uma arquitetura em estilo modernista, é o único do mundo que tem seu corpo principal suspenso por quatro pilares. Quer fazer um lanchinho? Pois já pode se alegrar, uma vez que sua estrutura também compreende uma cafeteria e um restaurante, além de uma loja de lembrancinhas.
9. Ponte Estaiada
Suspensa por cabos de sustentação, a Ponte Estaiada tem duas pistas em curvas separadas, sendo a única do mundo com essas características. Entre os mais bonitos cartões-postais de São Paulo, cruza o Rio Pinheiros e liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros. O que vai encontrar nos arredores? Guarde bem esses nomes: o Parque Ibirapuera, o cinco-estrelas Morumbi Shopping e o Eataly, maior rede italiana de supermercado do planeta, são apenas alguns exemplos.
10. Museu do Ipiranga
O nome já diz tudo: o museu fica no bairro do Ipiranga. Corresponde a um edifício grande e imponente situado em meio ao belo Parque da Independência, de clima europeu. Em seu interior estão mais de 125 mil peças em exibição, que vão do período entre o século 17 e meados do século 20 da história brasileira e do estado de São Paulo. No momento o Museu do Ipiranga está fechado para o público, mas a previsão de reabertura é 2022. Ou seja: tá logo aí! Sendo assim, que tal, por enquanto, aproveitar a vibe do parque? Ele é excelente para a prática de esportes e para quem quer simplesmente relaxar.
6 lugares para passear no interior de São Paulo
E aí, se animou a conferir esses cartões-postais de São Paulo? Então não perca tempo, não, e procure um agente de viagens. Assim você tem acesso às melhores dicas e, de quebra, às melhores opções de hospedagem. Ah, sim, e depois não se esqueça de contar pra gente como foi, viu? Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas!
Se explorar o mundo for um dos seus hobbies, então de fato você está no lugar certo. Segue Viagem nasceu do objetivo de enriquecer a consultoria do agente de viagens e, ao mesmo tempo, entregar informação de qualidade aos aventureiros de plantão. E tudo isso chancelado pela CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina e a marca por detrás desta plataforma. É isso aí! Somos gigantes em inofrmção, em tamanho e em credibilidade.