O que fazer em Ubatuba (SP): praias, cachoeiras e muito mais
A aproximadamente 240 km de São Paulo, Ubatuba é um daqueles lugares que todo mundo precisa visitar ao menos uma vez na vida. Parte do litoral norte paulista, dispõe de diversas praias paradisíacas e de águas cristalinas, responsáveis por atrair muita gente para lá. Mas, acredite, não é só de praia que vive a região: o destino guarda trilhas e deliciosas cachoeiras, monumentos históricos e muito mais. Confira a seguir o que fazer em Ubatuba!
Mas calma aí, viajante! Antes de prosseguir, lembre-se: o momento exige muito cuidado, então que tal aproveitar para planejar as suas férias? Destinos não faltam e o agente de viagens é o seu melhor amigo quando o assunto é uma viagem dos sonhos. E, dessa forma, ao adiar o dia de embarcar, você acaba cuidando da sua saúde e da saúde da sua família 😉
1. Cachoeira do Prumirim

Cachoeira do Prumirim – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Shutterstock
Se contato com a natureza for um dos seus motivos para pegar a estrada, a Cachoeira do Prumirim não pode ficar de fora da sua listinha. A pouco mais de 18 km do centro de Ubatuba, essa beleza natural é rodeada pela Mata Atlântica e conta com pedras e várias quedas d’água. Inclusive, essas quedas formam poços perfeitos para relaxar e tomar banhos refrescantes.
2. Ruínas da Lagoinha

Ruínas da Lagoinha – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Flickr / Edson Ribeiros Dos Santos
Alô, amantes de passeios históricos, esse é sucesso total na região! Datadas do século 19, as Ruínas da Lagoinha eram áreas das produtoras de café e açúcar. Exibindo um cenário um tanto rústico, hoje as estruturas foram agraciadas pela presença da natureza. Para completar, a partir de lá é possível fazer uma trilha até a cachoeira Véu de Noiva. Ou seja: vale muito a pena incluir esse point na sua relação de o que fazer em Ubatuba.
3. Pico do Corcovado

Pico do Corcovado – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Flickr / Freela Comunicação
Gosta de desafios e trilhas? Então esse passeio é para você. Um dos mais esplêndidos pontos do litoral paulista, o Pico do Corcovado conta com uma trilha de 8 km de subida. Isso significa que pode levar até 8h para chegar ao seu topo. Mas não desanima, não! Dono de um panorama único e inesquecível, no trajeto você passará por rios, mirantes e ainda poderá admirar a natureza local. Caso resolva fazer esse passeio, é importante levar água, repelente e algum alimento. Lembre-se: roupas leves são indispensáveis em trilhas, portanto opte pelo seu conforto e bem-estar.
4. Aquário de Ubatuba
Ver a vida marinha de perto é sempre incrível, concorda? O Aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1996 e guarda mais de 130 espécies marinhas em seus tanques d’água. Passeio indicado para dias de chuva, ele é cheio de vida e supercuidadoso, entre os bichinhos que vivem ali estão os pinguins, que ficam em uma área com climatização especial, e os jacarés. Ah! Sabe o que é interessante? O local também promove campanhas para cuidar da natureza. Entre elas, é válido ressaltar a iniciativa que visa manter a limpeza das praias.
5. Ilha Anchieta

Ilha Anchieta – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Shutterstock
Acessada por meio de escunas e popularmente conhecida como Ilha dos Porcos, a Ilha Anchieta é a segunda maior de todo o litoral norte. Disponibiliza uma série de trilhas para quem pretende conhecer a fauna e flora locais, bem como cachoeiras próprias para banho. Isso, claro, sem mencionar lindas praias, como a Praia do Presídio – a principal da região –, Praia Grande, Praia do Leste e Praia do Sul, por exemplo.
Quer saber um lugar que é obrigatório conhecer por lá? O antigo presídio de Ubatuba, já que ali podem ser encontrados moradores e marinheiros, dispostos a compartilhar diversas histórias e curiosidades locais.
6. Centro Histórico de Ubatuba

Paróquia Exaltação da Santa Cruz – Ubatuba – São Paulo | Crédito editorial: Leonidas Santana / Shutterstock.com
Com certeza esse pedacinho da cidade não ficaria de fora do nosso post. Muito recomendado e agradável, o centro de Ubatuba é perfeito para aqueles que querem mergulhar na história e na cultura da região. Dá uma espiadinha no que dá pra conferir por lá: Museu Histórico de Ubatuba, que fica na Cadeia Velha; Casarão do Porto, que abriga a Fundação de Arte e Cultura; Piér de Itaguá, Paróquia /Exaltação da Santa Cruz e, por fim, a Praia de Iperoig. Inclusive, visitar esses endereços é uma excelente opção de o que fazer em Ubatuba com chuva. Portanto, já deixa anotadinho aí no seu roteiro, ok?
A CEREJA DO BOLO: SOL, MAR E MUITA PRAIA
Enfim, achou que não íamos falar nem um pouquinho sobre as praias de Ubatuba? Que nada! Embora a região ofereça muitas atividades, as praias continuam sendo sua marca registrada. E, acredite, não faltam opções para curtir um dia inteirinho à beira-mar.

Praia Grande – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Shutterstock
Ao sul de Ubatuba estão as praias para quem busca infraestrutura na areia, ou seja, barracas e ambulantes. Anote aí as que você não pode deixar de conhecer: Praia Grande, Praia das Toninhas, Praia do Tenório e Praia da Maranduba. Vai viajar com crianças? Pois a Praia da Lagoinha, além de ser uma excelente escolha, também tem um riacho. Tá a fim de algo um pouquinho mais rústico? A Praia Dura e a Praia Brava não vão te decepcionar.

Praia do Félix – Ubatuba – São Paulo | Crédito: Shutterstock
Por outro lado, seguindo para o norte você vai se deparar com praias mais preservadas e com menos estrutura. A Praia do Félix é superindicada para famílias, enquanto a Praia de Itamambuco é procurada pelos surfistas. Já a Praia do Prumirim tem mar de tombo e o cenário ideal para várias fotografias. Então não se esqueça de garantir um celular ou uma câmera para registrar a paisagem.
E você, já fez esse roteiro? Conta pra gente nos comentários e compartilhe as suas dicas de o que fazer em Ubatuba! Dessa forma você ajudará outros visitantes que também querem conhecer esse maravilhoso pedacinho do litoral norte paulista.

Se explorar o mundo for um dos seus hobbies, então de fato você está no lugar certo. Segue Viagem nasceu do objetivo de enriquecer a consultoria do agente de viagens e, ao mesmo tempo, entregar informação de qualidade aos aventureiros de plantão. E tudo isso chancelado pela CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina e a marca por detrás desta plataforma. É isso aí! Somos gigantes em inofrmção, em tamanho e em credibilidade.