O que fazer em Manaus: confira 10 pontos turísticos
Cidade mais cosmopolita do Norte do país, a antiga “Paris Brasileira” é famosa por ser a residência da Floresta Amazônica. De beleza sem fim, vida cultural intensa, saborosa gastronomia e, claro, gigantesca riqueza natural, a capital amazonense tem muito a oferecer aos seus visitantes. Então, que tal descobrir agora mesmo o que fazer em Manaus? Confira a seguir o que separamos especialmente para você curtir a Região Norte do Brasil.
8 pontos turísticos da região Norte do Brasil
Selva Amazônica: o que fazer e por que vale a pena conhecer
Atenção: a vontade de viajar vai bater forte ao ler este post, mas, no momento, importante mesmo é se cuidar. Sendo assim, aproveite este tempo para planejar a sua próxima aventura e coloque seus planos em prática mais pra frente. Em todo o caso, consulte um agente de viagens, combinado? 😉
1. Teatro Amazonas
Primeiramente, vamos falar do símbolo da era de ouro de Manaus e um dos cartões-postais da cidade que foi inaugurado em 1896 e é palco para os mais variados espetáculos. O espaço já recebeu óperas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas, corais e orquestras, por exemplo. Além disso, dispõe de um rico acervo histórico – ou seja, também funciona como um museu.
12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?
2. Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Inspirado no antigo mercado Les Halles, de Paris, e datado de 1883, foi construído em art noveau e tombado como Patrimônio Histórico pelo Iphan. Embora tenha sido fechado para reforma, foi reinaugurado em 2013. O point é imperdível porque permite conhecer um pouco da cultura do povo amazônico, refletida em produtos regionais, itens medicinais e artesanato.
Manaus à mesa: conheça a gastronomia local
3. Encontro das águas
Um dos mais importantes patrimônios locais, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões precisa estar na sua listinha de o que fazer em Manaus. Mas, afinal, como faz para observar esse fenômeno? Bem, existem duas opções: ir até o Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, ou embarcar em um passeio para, além de ver, também sentir a temperatura diferenciada das águas. De uma forma ou de outra, a dica é ter o celular ou uma câmera em mãos para registrar esse momento.
4. Palácio Rio Negro
Construído pelo alemão Waldemar Scholz, conhecido como o Barão da Borracha, o Palácio Rio Negro funcionou como sede do governo amazonense em 1918. Após algumas reformas se tornou um centro cultural e até hoje conta com exposições fixas e temporárias. Por fim, ele também guarda diversas relíquias políticas e fotos dos governantes do estado, o que é perfeito para quem quer se aprofundar na história da região.
5. Bosque da Ciência
Ideal para aqueles que buscam passeios tranquilos e relaxantes, o Bosque da Ciência é uma área do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Dono de uma exuberante vegetação florestal e habitat de inúmeros animais, o Boque é dedicado ao conhecimento científico e educacional, bem como para o lazer. Ah! No decorrer do ano são realizados muitos eventos abertos ao público, então vale ficar de olho na programação.
6. Praia de Ponta Negra
Muito procurada pelos nativos e por quem procura por um lugar para se refrescar, a Praia de Ponta Negra é a mais famosa da cidade. Cheia de atrativos ao longo de todo o calçadão, ali dá para, por exemplo, curtir o visual da natureza, admirar a Ponte Iranduba (também chamada de Ponte Rio Negro), praticar atividades físicas ou simplesmente aproveitar o fim do dia ao ar livre. Mas atenção: é importante ressaltar que a praia só se forma quando o rio está baixo, OK?
Dica do viajante: Manaus, por Edson Heitor
7. Igreja São Sebastião
Localizada na Praça São Sebastião, bem próxima ao Teatro Amazonas, a Igreja São Sebastião é um ponto imperdível para turistas religiosos. Uma das mais antigas de Manaus, traz arquitetura gótica, painéis e vitrais europeus, pinturas de artistas italianos e uma única torre. Enfim, vale a pena visitar!
8. Museu do Seringal
Criado inicialmente para as gravações do filme “A Selva”, o Museu do Seringal é uma verdadeira viagem até o auge da era da borracha. Isso porque, por meio de visitas guiadas, apresenta como era o modo de vida dos barões da borracha e dos seringueiros. O que vai ver por lá? Nele estão. por exemplo, a casa do barão, cujos itens vieram da Europa; o Barracão do Aviamento, onde ficavam guardados os instrumentos de trabalho do seringueiro; a Tapiri, casa de defumação da borracha; e trilhas pela mata até uma seringueira (tipo de árvore). Ou seja, esta é uma boa opção caso esteja procurando o que fazer em Manaus!
20 filmes para viajar sem sair de casa
9. Museu da Amazônia (Musa)
Maior centro natural da cidade, o Musa nada mais é do que um museu vivo. Por estar localizado na Reserva Adolpho Ducke, promove uma imersão e tanto na biodiversidade amazônica. Inclusive, abriga o Jardim Botânico Adolpho Ducke, cuja riqueza de fauna e flora tem sido alvo de estudos há mais de 60 anos por parte do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Sabe por quê? Simples! Mais do que ampliar o conhecimento acerca de sua exuberância, os estudos ajudam a conservar e a valorizar o meio ambiente. O Musa abriga ainda 3 km de trilhas, biblioteca, laboratórios, aquários, orquidário e borboletário, bem como uma torre de 42 metros de altura, da qual se tem acesso a uma vista panorâmica da floresta.
Em outras palavras, o local visa unir a ciência ao deslumbramento causado pela natureza. Portanto, caso esteja planejando uma viagem a Manaus, não deixe de incluir o Musa no roteiro.
10. Parque Ecológico do Lago Janauari
Abrigo para igapós (vegetação inundada típica da Amazônia), árvores samaumeiras, orquidários, vitórias-régias – símbolos da região –, assim como macacos, jacarés e uma série de outros habitantes que fazem parte de seu ecossistema, o Parque Ecológico do Lago Janauari é um reduto repleto de belezas naturais. Situado a uma hora de barco de Manaus, vale reservar um tempinho para explorá-lo com calma, já que o lugar inspira contato com a natureza e reflete a biodiversidade da região.
E você, tem mais ideias de o que fazer em Manaus? Pois então compartilhe com a gente nos comentários, uma vez que assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outros turistas. Muito importante também é contar com um agente de viagens para ajudá-lo a planejar a próxima viagem. Dessa forma você se livra de perrengues e garante assistência antes, durante e depois do passeio.
Se explorar o mundo for um dos seus hobbies, então de fato você está no lugar certo. Segue Viagem nasceu do objetivo de enriquecer a consultoria do agente de viagens e, ao mesmo tempo, entregar informação de qualidade aos aventureiros de plantão. E tudo isso chancelado pela CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina e a marca por detrás desta plataforma. É isso aí! Somos gigantes em inofrmção, em tamanho e em credibilidade.