O que fazer em Gramado (RS): dicas e diferenciais da cidade
Nome mais famoso da Serra Gaúcha, Gramado é um daqueles destinos que definitivamente vale a pena conhecer. Com uma arquitetura única, marcada pela forte influência europeia, a cidade inspira magia e parece saída de um conto de fadas. Inclusive, nem mesmo o Papai Noel resiste aos seus encantos: ele é um dos convidados de honra do deslumbrante Natal Luz.
Afinal, qual é a melhor época para visitar Gramado?
Roteiro por Gramado: o que fazer na cidade em três dias
A alta temporada se dá durante o inverno, quando a temperatura cai tanto que pode até nevar. A época, portanto, é perfeita para se deliciar com o fondue e o chocolate, dois diferenciais da região. Porém, se gorros, botas e cachecóis não forem pra você, não se preocupe: a cidade é sempre linda e oferece atividades ao longo de todo o ano.
A gente separou aqui 10 dicas de o que fazer em Gramado pra você se animar a planejar a sua próxima aventura. Mas, ó, é pra planejar, viu? Deixe pra embarcar mais pra frente. Dessa forma você cuida da sua saúde e da sua segurança – que, aliás, sempre devem ser a prioridade número um de todo mundo, combinado?
10 DICAS DE O QUE FAZER EM GRAMADO
1. Visitar a Igreja Matriz São Pedro

Prepare a câmera, porque a Igreja Matriz São Pedro, assim como toda a cidade, é bem charmosa | Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock
2. Passear pela Rua Coberta

Rua Coberta – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues/Shutterstock.com
3. Perder a noção do tempo com as miniaturas do Mini Mundo

Mini Mundo – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Gregorio Koji/Shutterstock.com
4. Andar de pedalinho no Lago Negro

Lago Negro – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock
5. Brincar com a neve no parque temático Snowland

Snowland – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Divulgação Snowland
6. Tirar selfies com celebridades no Dreamland – Museu de Cera

Estátua de cera do Michael Jackson no Dreamland – Museu de Cera – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Silvia Vieira/Shutterstock.com
7. Ver os animais da fauna brasileira de pertinho no Gramado Zoo

Gosta de bichinhos? Então você vai amar ver a arara-vermelha, por exemplo, no Gramado Zoo | Crédito editorial: Leo Avila Fotografias/Shutterstock.com
8. Conectar-se com a natureza no Le Jardin Parque de Lavanda

Tá a fim de curtir ao ar livre durante a sua visita? Anote aí: Le Jardin Parque de Lavanda | Crédito: Shutterstock
9. Ser feliz no Reino do Chocolate
10. Fazer um tour por pelo menos uma das fábricas de chocolate artesanal

Lugano, um dos melhores lugares para comer chocolate na cidade mais famosa da Serra Gaúcha | Crédito editorial: Leonidas Santana/Shutterstock.com
DICA BÔNUS
Vai pra Gramado? Então não deixe de…

Rua Torta – Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Gregorio Koji/Shutterstock.com
… conhecer a Rua Emílio Sorgetz, apelidada de Rua Torta. Por ser inusitada e lembrar bastante a Lombard Street, rua da cidade californiana de São Francisco, rende fotos bem legais, até mesmo porque é cheia de flores e árvores. Além disso, fica bem pertinho do centro de Gramado. Ou seja: dá pra chegar lá a pé.
DIFERENCIAIS QUE SÓ GRAMADO TEM
1. Festival de Cinema de Gramado
Já ouviu falar nesse festival? Trata-se de um evento anual que premia os melhores filmes dos cinemas brasileiro e latino-americano e que costuma atrair bastante gente, interessada não só em assistir aos filmes, mas em ter a chance de encontrar alguma celebridade.
Localizado no centro da cidade, em frente à Rua Coberta, o Palácio dos Festivais abriga também o Museu do Festival de Cinema de Gramado, que visa contar a história do evento. Brinde: o museu tem uma cafeteria com vista para a Avenida Borges de Medeiros, uma das principais vias da cidade.

Palácio dos Festivais, sede do Festival de Cinema de Gramado | Crédito editorial: Eduardo Menezes/Shutterstock.com
2. Natal Luz
Em linhas gerais, é uma das principais festas de Natal do país.
Entre as suas atrações gratuitas, que têm lugar nas principais ruas do centro de Gramado, destaque para a Parada de Natal, desfile de música e dança com a presença dos bonequinhos de chumbo, dos ajudantes do Papai Noel e do próprio Bom Velhinho, acompanhado pela Mamãe Noel, bem como para o show do acendimento das luzes da cidade, em frente ao Palácio dos Festivais. Prepare a câmera: a iluminação especial adiciona um toque de beleza ainda maior ao destino.
Ao mesmo tempo, fazem parte do evento: a exposição de renas, na Rua Pedro Benetti (ou “Rua das Renas”), na área central; a tradicional Vila de Natal, que conta com muitas atrações, entre exposições, espetáculos e apresentações diversas; e o famoso coral que se apresenta em determinadas noites na Igreja Matriz. Isso sem falar na decoração temática, superbonita e com muita atenção aos detalhes. Se animou, né? Pois saiba que existe ainda uma infinidade de espetáculos para celebrar a data, cujas cores, trilha sonora e efeitos especiais tiram o fôlego de visitantes de todas as idades. Consulte um agente de viagens para obter todos os detalhes sobre a festa e garanta a sua participação na próxima edição!

Se amarra em grandes festas? Pois então você precisa conferir as atrações do Natal Luz | Crédito: Shutterstock
3. Neve durante o inverno
A alta temporada se dá durante o inverno, quando os termômetros registram temperaturas bem baixas e existe a possibilidade de geada e de neve em alguns lugares. Tá aí mais uma semelhança com o Velho Continente. Além de botas e casacos quentinhos, aposte na gastronomia excepcional da região, à base de muito chocolate.

Separe as roupas quentinhas: isso porque, ao longo do inverno, o frio é intenso na região da Serra Gaúcha | Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues/Shutterstock.com
Será que você conhece todas as Serras Brasileiras? Vem ver
O que fazer em Gramado com chuva: descubra 10 atrações incríveis
E você, o que achou das nossas dicas de o que fazer em Gramado? Já teve a chance de conhecer a cidade da Serra Gaúcha? Então deixe um comentário, já que assim você acaba tirando as dúvidas de outras pessoas! E aqui vai uma última dica: se a ideia é viajar no futuro, consulte sempre um agente de viagens, uma vez que essa é a melhor solução para garantir uma trip de boas do começo ao fim!

Se explorar o mundo for um dos seus hobbies, então de fato você está no lugar certo. Segue Viagem nasceu do objetivo de enriquecer a consultoria do agente de viagens e, ao mesmo tempo, entregar informação de qualidade aos aventureiros de plantão. E tudo isso chancelado pela CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina e a marca por detrás desta plataforma. É isso aí! Somos gigantes em inofrmção, em tamanho e em credibilidade.