5 destinos no México que todo mundo precisa visitar
Uma boa definição para essa região da América do Norte seria: a combinação ideal de todos os fatores para uma viagem perfeita. Afinal, reúne natureza, história, gastronomia, cultura, boemia e praias de areias douradas e mar cristalino. Atendendo, portanto, aos requisitos dos mais variados estilos de viajantes, não é nenhuma novidade dizer que esse país tem endereços de sobra para serem visitados.
Tá planejando uma viagem para lá? Joia, porque nós fizemos uma seleção e tanto de alguns dos melhores destinos no México. Bora embarcar nessa com a gente?
CONHEÇA 5 DESTINOS NO MÉXICO
1. Cancún
Mar caribenho, ruínas que permitem uma legítima viagem no tempo, gastronomia dos deuses, vida noturna agitada e rede hoteleira de primeira são aspectos que chamam sua atenção? Então Cancún é o destino que você procura!
Supercobiçada e colecionando cenários deslumbrantes, a cidade é riquíssima quando o assunto são atrações de tirar o fôlego. Playa Delfines, Playa Langosta e Playa Tortuga, por exemplo, garantem a diversão dos visitantes e cenários altamente instagramáveis. Por outro lado, os sítios arqueológicos de Chichén Itzá e Tulum são paradas obrigatórias para aqueles que amam história.
Cancún: por que vale a pena conhecer o destino
Além disso, nenhum roteiro é completo sem o Cenote Dos Ojos, point de beleza natural estonteante sob medida para fazer mergulho e snorkeling. Ao mesmo tempo, os parques aquáticos são incríveis e a vida noturna um sucesso à parte, especialmente na região de Boulevard Kukulcan.
2. Los Cabos
Tá aí uma aposta certeira para viajantes com destino à costa do México banhada pelo Pacífico: Los Cabos. Concentrando praias hipnotizantes, atrativos históricos e maravilhosas hospedagens, a região é dividida em três zonas centrais: Cabo San Lucas, San José del Cabo e a interligação entre as duas cidades, conhecida como Corredor Turístico.
Conheça Los Cabos e Puerto Vallarta, no México
Alternativas não faltam para curtir o dia em Los Cabos. Para começar, vale ver de pertinho o El Arco, conjunto monumental de esculturas rochosas, cercadas, de um lado, pelo oceano, e, do outro, pelas águas do caliente Mar de Cortez (ou Golfo da Califórnia). Garanta um celular ou uma câmera em mãos para esse passeio, pois trata-se de um importante cartão-postal, viu?
No que se refere às praias, os destaques vão para a do Amor e do Divórcio, rodeadas por pedras e acessadas preferencialmente via transportes aquáticos. Se possível, a dica é conhecer também a movimentada El Médano, point de entretenimento, atividades esportivas e programas regados a muito requinte.
3. Cidade do México
Detentora de relíquias naturais e históricas de valor inestimável, a Cidade do México é simplesmente magnífica. Seu centro histórico, por exemplo, corresponde ao antigo centro político e religioso de Tenochtitlan, capital da civilização asteca. Ali podem ser encontrados lugares como a Praça da Constituição, a Catedral Metropolitana de La Ciudad de México, o Antiguo Palacio del Ayuntamiento e o Museo del Templo Mayor. Mais do que permitir caminhar por entre as ruínas do império asteca, o museu conta com resquícios dos templos dedicados a dois deuses cultuados na região: Huitzilopochtli, deus solar da guerra, e Tlaloc, deus da chuva.
As heranças na Cidade do México
E não acaba por aí, não! Reserve um tempinho para visitar também: o Palácio Nacional, a Basílica de Guadalupe, os canais de Xochimilco e as ilustres Pirâmides de Teotihuacán. Inclusive, essas últimas foram tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e ficam a aproximadamente uma hora de carro do centro da capital.
4. Puerto Vallarta
Praias, serra, atividades ecoturísticas, patrimônios históricos, gastronomia renomada e visual arrebatador: seja bem-vindo a Puerto Vallarta, outro espetacular destino mexicano. Fica no estado de Jalisco e está posicionado entre as montanhas de Sierra Madre Occidental e as águas do município Bahía de Banderas.
Dono de um cenário apaixonante, que alia natureza e urbanidade, o passeio pode ser facilmente iniciado pelo seu centro histórico. Isso porque o local exibe ruelas de pedras e diversos monumentos turísticos, como a Plaza de Armas, o Santuario de Guadalupe, o Mercado Municipal del Río Cuale e o badalado Malecón (calçadão à beira-mar com programas para todas as idades).
Dica: a partir do Malecón é possível acessar as praias Olas Altas e Los Muertos, ambas ao sul do Rio Cuale e com completa infraestrutura.
5. Mérida
Rodeada por ruínas e edifícios antigos, além de superagradável Mérida é considerada um dos polos culturais mais importantes do México. Charmosa e colorida, dispõe de boas acomodações, assim como deliciosos points gastronômicos e, claro, muita história para contar. Além disso, espia esse detalhe: é a capital e a maior cidade do estado de Iucatã.
Primeiramente, uma boa ideia é caminhar pelo Paseo de Montejo, avenida arborizada que se assemelha à icônica Champs-Élysées. O motivo é fácil de entender: durante os séculos 19 e 20, Mérida experimentou forte influência francesa, especialmente na arquitetura.
Reserve um tempinho para passear com calma pela cidade, pois há muito o que ver por ali. O Parque Santa Ana, a Plaza Grande e a Catedral de Iucatã são points imperdíveis, bem como o sítio arqueológico de Dzibilchaltún, as ruínas de Mayapán, a Casa Museu de Montejo, o Museu Macay e o Monumento a la Patria. Enfim, definitivamente esses lugares merecem um espacinho no álbum de fotos dos visitantes.
COMO ESTÁ FUNCIONANDO A ENTRADA NO MÉXICO?
Devido à pandemia alguns países estão com exigências extras para autorizar a entrada de visitantes. No México, isso não é diferente. Porém, a boa notícia é que a região tem apenas uma medida obrigatória para todos os viajantes: a solicitação do preenchimento de um formulário eletrônico. Logo, ao desembarcar no destino, o documento será solicitado pelas autoridades na área de imigração.
Mas aqui vai um ponto de atenção: o Ministério da Saúde mexicano está em alerta nos pontos de entrada do país a fim de atender as pessoas que manifestarem sintomas e, assim, tomar as providências mais adequadas.
PRECISA DE VISTO PARA IR PARA O MÉXICO?
Não! Brazucas não precisam de visto para estadas de até 180 dias motivadas por turismo, negócios, conexões, atividades esportivas ou qualquer outra atividade não remunerada. No entanto, a apresentação do passaporte é obrigatória – inclusive, recomenda-se que ele tenha validade mínima de seis meses. Por fim, outra exigência é ter em mãos um bilhete aéreo de retorno ao país de origem ou de continuação de viagem.
Quais países exigem seguro-viagem?
Agora conta pra gente: você pretende embarcar em breve para algum desses destinos do México? Então consulte agora mesmo um agente de viagens e comece a planejar seu próximo roteiro de férias! Dessa forma você se livra de perrengues e garante assistência antes, durante e depois da trip.
Caso já tenha tido a chance de viajar para um deles, você está mais do que convidado a compartilhar sua experiência, já que seu depoimento pode esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉
Se explorar o mundo for um dos seus hobbies, então de fato você está no lugar certo. Segue Viagem nasceu do objetivo de enriquecer a consultoria do agente de viagens e, ao mesmo tempo, entregar informação de qualidade aos aventureiros de plantão. E tudo isso chancelado pela CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina e a marca por detrás desta plataforma. É isso aí! Somos gigantes em inofrmção, em tamanho e em credibilidade.