24 horas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

By SEGUE VIAGEM - March 26, 2021

Que tal passar 24 horas em Porto Alegre quando tudo estiver mais tranquilo? Capital do Rio Grande do Sul, a aniversariante do dia (26.03) fica às margens do Lago Guaíba e é uma das cidades mais arborizadas do país, o que a torna um ótimo destino para passeios em meio a cenários repletos de áreas verdes. A região ainda serviu como refúgio para nomes como Érico Veríssimo e Mario Quintana e também figura como um importante polo cultural do Brasil.

Bleisure: uma esticadinha na viagem a trabalho
Cuidados com a bagagem
Como arrumar a mala para viagens?

Além da vocação para o turismo, a cidade é um importante hub de viagens a negócios. E já que tanta gente aterrissa ali diariamente, nós preparamos um roteiro imperdível para quem está de passagem por Porto Alegre e tem apenas 24 horas para aproveitar o que há de melhor para se fazer na cidade. Ficou curioso? Então confira a seguir!

8H – PRAÇA MARECHAL DEODORO (OU PRAÇA DA MATRIZ)

Praça Marechal Deodoro | Crédito: Shutterstock

Praça Marechal Deodoro – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Localizada no centro histórico, a praça é rodeada por atrações turísticas, como, por exemplo, a imponente Catedral Metropolitana e o Theatro São Pedro, construído em estilo barroco português.  Ambos atraem amantes da arquitetura e são pra lá de fotogênicos.

10H – PARQUE FARROUPILHA (OU REDENÇÃO)

shutterstock 1020404857

shutterstock 1020404857

O parque é um ótimo local para caminhar assim como para passar alguns momentos observando a paisagem e o vai e vem das pessoas, ler um bom livro ou praticar atividades físicas, como o cooper, por exemplo.

Porto Alegre: arte, história e tradição

12H – PADRE CHAGAS

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre | Crédito: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Rua Gonçalo de Carvalho – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A rua Padre Chagas é endereço de cafeterias, bares e restaurantes, o que faz dela uma excelente opção para a hora do almoço. Basta escolher o estabelecimento mais agradável aos seus olhos e ao seu paladar. Em seguida, após a refeição, uma caminhada ao longo de toda a sua extensão para fazer a digestão pode, também, resultar em comprinhas em algumas das lojas situadas ali.

E por falar em passeios a pé pelas ruas da cidade, não muito longe da Padre Chagas fica a rua Gonçalo de Carvalho, conhecida pela quantidade de árvores que a margeia e apelidada carinhosamente de “a rua mais bonita do mundo”. Portanto, vale a pena conhecer!

15H – MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

Mercado Público - Porto Alegre - Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Alena Zharava / Shutterstock.com

Mercado Público – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Alena Zharava / Shutterstock.com

Por fora, o edifício que abriga o Mercado, erguido no ano de 1869 em estilo neoclássico, encanta entusiastas da arquitetura e rende belas fotos. Enquanto, o seu interior é colorido e recheado de aromas e sabores. Ali, turistas e moradores fazem compras e saboreiam o combo cerveja e petiscos, assim como um bom sorvete ou até mesmo uma refeição completa em um dos restaurantes locais. Ou seja, é um passeio supercompleto e imperdível!

17H – LAGO GUAÍBA

Lago Guaíba - Porto Alegre - Rio Grande do Sul | Crédito: Jonas Schen

Lago Guaíba – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Jonas Schen

A chegada do entardecer é um convite para curtir uma gostosa caminhada às margens do lago – principalmente na região em frente à Usina do Gasômetro – ou fazer um passeio de barco para contemplar a cidade de outro ângulo, colorida pelos raios dourados do sol poente.

E você, já teve a chance de visitar Porto Alegre? Então conta pra gente o que você achou, já que seu depoimento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Caso ainda não tenha tido a chance de conhecer o destino, a dica é consultar um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante assistência do comecinho ao fim do passeio 🙂